Cadastro de Colaboradores
Nesta seção, é possível o total controle sobre o cadastro de funcionários de sua empresa.

Cadastrando um Colaborador

1. Clique no menu Cadastros, item Funcionários, subitem Incluir.

2. Preencha os campos referentes ao cadastro do novo funcionário, observando que os campos marcados com um asterisco (*) são opcionais.

  Descrição dos campos:

Matrícula - Um número de cadastramento do funcionário na empresa, caso exista.

Nome - O nome completo do funcionário.

Endereço Residencial - O logradouro residencial do funcionário.

Bairro, Cidade, UF - Complemento do endereço residencial.

RG, Órgão Expedidor - Número da carteira de identidade do funcionário e o órgão emissor do mesmo.

Data de Nascimento - Nascimento do funcionário no formato dd/mm/aaaa (exemplo: 15/03/1970)

Fone Residencial e Celular - Mais dados para constar no cadastro.

CEP - Código do endereçamento postal da residência do funcionário.

CPF - Número do cadastro de pessoa física na Receita Federal.

Data de Entrada - Dia em que o funcionário iniciou as atividades na empresa. O formato deverá seguir o padrão: dd/mm/aaaa.

Senha e Confirma Senha - Informação que permitirá o obter as informações sobre os eventos de cada colaborador. O mínimo de caracteres aceitável é 6.
Dica: Não utilize senhas obvias como o nome do funcionário ou data de nascimento.

Departamento - Informa a qual departamento este funcionário estará vinculado. Caso seja necessária a inclusão de um novo departamento não listado, clique no botão "Novo"...” e uma nova janela se abrirá para a inclusão de um novo departamento, como mostra a figura abaixo. Basta preencher com o nome do novo departamento e clicar no botão “Continuar”.

Cargo - Cargo do na empresa. Caso o cargo desejado não esteja listado, clique no botão "Novo" referente a cargo para realizar a inclusão (veja imagem abaixo). Informe o nome do novo cargo e clique no botão “Continuar”.

E-mail - Caixa postal do funcionário na empresa.

IP - Números IP (Internet Protocol) aos quais o funcionário estará habilitado para acessar o Gestor Kaisen. Desta forma, pode-se estabelecer pontos de acesso na empresa e permitir que o funcionário acesse apenas do microcomputador designado para ele. Obs: O acesso Gerente e Supervisor têm permissão para acessar de qualquer ponto.

Observações - Campo disponível para armazenar alguma informação adicional, subjetiva ou não sobre o funcionário.

Clique no botão “Cadastrar” para gravar as informações no banco de dados. O Botão “Limpar Campos” possibilita limpar todos os campos do formulário.



Alterando os Dados de um Colaborador

1. Clique no menu Cadastros, item Funcionários, subitem Alterar.

2. Ao entrar no módulo de alteração, está disponível um filtro para seleção do funcionário, por parte do nome, por cargo, por departamento ou por data de entrada na empresa (veja imagem abaixo). Preencha algum argumento de busca e clique no botão “Listar”. Existe, também, a possibilidade de simplesmente listar todos os funcionários cadastrados. Para isso, basta clicar no botão “Listar Todos” sem informar nenhum argumento.

3. Caso a busca retorne algum funcionário, uma lista é construída para seleção do funcionário a ser alterado, conforme abaixo:

Basta clicar no nome do funcionário para acessar os dados cadastrais com possibilidade de alteração. Em seguida, a tela de alteração torna-se semelhante à de inclusão, porém os campos já estarão preenchidos com os últimos valores gravados no cadastro. Faça as alterações necessárias e clique no botão “Confirmar Alteração” para gravar as alterações.



Consultando os Dados de um Colaborador

1. Clique no menu Cadastros, item Funcionários, subitem Consultar.

2. O processo de seleção do funcionário a ser consultado segue a mesma rotina de alteração, ou seja, pode-se pesquisar por parte do nome, por cargo, por departamento ou por data de entrada. Também é possível listar todos sem informar nenhum argumento de busca. Para isso, basta clicar no botão “Listar Todos”.

3. Com a relação de funcionários encontrados na busca, basta clicar no nome para ter acesso aos dados cadastrais em forma de consulta.



Excluindo um Colaborador do Cadastro

1. Clique no menu Cadastros, item Funcionários, subitem Excluir.

2. O processo de seleção do funcionário a ser excluído segue a mesma rotina de alteração, ou seja, pode-se pesquisar por parte do nome, por cargo, por departamento ou por data de entrada. Também é possível listar todos sem informar nenhum argumento de busca. Para isso, basta clicar no botão “Listar Todos”.

3. Com a relação de funcionários encontrados na busca, basta clicar no nome para obter a seguinte confirmação:

Para confirmar a exclusão do funcionário selecionado, clique no botão “OK”. Caso contrário, clique em “Cancelar”.