Cadastro de Clientes
Este item possibilita o controle sobre o cadastro de clientes da sua empresa.

Cadastrando um Cliente

1. Clique no menu Cadastros, item Clientes, subitem Incluir.

2. Preencha os campos referentes ao cadastro do novo cliente, observando que os campos marcados com um asterisco (*) são opcionais. É possível restaurar os dados informados num contrato cadastrado. Para isto, basta clicar no botão “Restaurar” disponível no topo direito do formulário.

Descrição dos campos:

Nome de Contato - Nome da pessoa a ser procurada havendo necessidade de contato com a empresa cliente.

Responsável pela Empresa - Nome da pessoa que é responsável pela empresa cliente diretor ).

Telefone de Contato e Fax - Número do telefone e Fax para contatar a empresa cliente.

Ramo de Atividade - Estabelece o ramo de atividade da empresa cliente. Caso a opção desejada não esteja na relação, clique no botão “Novo...”. Uma pequena janela se abrirá para a inclusão de um novo ramo de atividade (como mostra a figura abaixo). Preencha o campo Nome com o nome do novo ramo de atividade e clique no botão “Continuar” para gravar e retornar para a inclusão do cliente.

Nome Fantasia - Especifica o nome fantasia da empresa cliente.

Denominação Social - Campo para informar a razão social do cliente.

Endereço, Bairro, Cidade, UF, CEP - Endereço comercial completo do cliente.

Insc. Estadual - Inscrição Estadual da empresa.

Insc. Municipal - Inscrição Municipal da empresa.

CNPJ - Número da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

Login - Identificador necessário para o cliente acessar sua área no Gestor Kaisen para acompanhamento de serviços e outras funcionalidades. Pode ser o nome da empresa, sem espaços, sem acentos e sem cedilha (exemplos: acb, nortesul, climart). Além do login, também é solicitada a senha.

Senha e Confirmação da Senha - Senha necessária para o cliente acessar o Gestor Kaisen.

E-mail - Endereço eletrônico da empresa na internet.

Website - Endereço do website da empresa (exemplo: http://www.empresa.com.br).

3. Após o preenchimento do formulário, clique no botão “Cadastrar” no final da página para armazenar os dados no banco de dados. O botão “Limpar Campos” tem por finalidade limpar todos os campos do formulário caso se deseje apagar o que já está preenchido.


Alterando os Dados de um Cliente

1. Clique no menu Cadastros, item Clientes, subitem Alterar.

2. Ao entrar no módulo de alteração, está disponível um filtro para seleção do cliente, por parte do nome fantasia, por parte da denominação social, por parte do e-mail, pela inscrição estadual, pela inscrição municipal ou pelo CPNJ (veja imagem abaixo). Preencha algum argumento de busca e clique no botão “Listar”. Existe, também, a possibilidade de listar todos os clientes cadastrados. Para isso, basta clicar no botão “Listar Todos” sem informar nenhum argumento.

Caso a busca retorne algum cliente, uma lista é construída para seleção do cliente a ser alterado, conforme abaixo:

Basta clicar no nome do cliente para acessar os dados cadastrais com possibilidade de alteração. Em seguida, a tela de alteração torna-se semelhante à de inclusão, porém os campos já estarão preenchidos com os últimos valores gravados no cadastro. Faça as alterações necessárias e clique no botão “Confirmar Alteração” para gravar as alterações.


Consultando os Dados de um Cliente

1. Clique no menu Cadastros, item Clientes, subitem Consultar.

2. O processo de seleção do cliente a ser consultado segue a mesma rotina de alteração, ou seja, pode-se pesquisar por parte do nome, por parte da denominação social, por parte do e-mail, pela inscrição estadual, pela inscrição municipal ou pelo CPNJ. Também é possível listar todos sem informar nenhum argumento de busca. Para isso, basta clicar no botão “Listar Todos”.

3. Com a relação de clientes encontrados na busca, basta clicar no nome para ter acesso aos dados cadastrais em forma de consulta.



Excluindo um Cliente do Cadastro

1. Clique no menu Cadastros, item Clientes, subitem Excluir.

2. O processo de seleção do cliente a ser excluído segue a mesma rotina de alteração, ou seja, pode-se pesquisar por parte do nome, por parte da denominação social, por parte do e-mail, pela inscrição estadual, pela inscrição municipal ou pelo CPNJ. Também é possível listar todos sem informar nenhum argumento de busca. Para isso, basta clicar no botão “Listar Todos”.

3. Com a relação de clientes encontrados na busca, basta clicar no nome para obter a seguinte confirmação:

Para confirmar a exclusão do clientes selecionado, clique no botão “OK”. Caso contrário, clique em “Cancelar”.

Observações Importantes:
a) Com a exclusão do cliente, todos os relatórios disponibilizados para ele também são removidos.